A história da babá que tirou o fôlego da crítica internacional
Aclamado pela crítica internacional, o livro Canção de Ninar, da franco-marroquina Leïla Slimani – que será lançado em março pela Editora Planeta, fez sucesso pelo mundo. A aterrorizante e envolvente história da babá perfeita foi notícia em diversos países despertando a curiosidade de críticos de literatura e ávidos leitores.
A história, vencedora do Prêmio Goncourt de 2016, já inicia com a frase “O bebê está morto”, e prende a atenção após descrever a dependência mútua entre uma babá e a família, até a tragédia que não estava anunciada. Qualquer pessoa que pular as primeiras páginas, jamais imaginaria que ela seria capaz de tal brutalidade.
Seguem algumas críticas:
Além de ser indicada pelo New York Times como leitura obrigatória, a autora de Canção de Ninar também ganhou algumas críticas do veículo, um dos maiores jornais do mundo.
“Isso é bastante radical para um thriller doméstico, mas o que é mais notável sobre este romance não convencional é análise íntima que a autora constrói entre a mãe e a babá.” (Tradução livre)
Dentre as duas matérias feitas pelo jornal The Guardian, veja alguns dos comentários sobre a obra, nos quais analisa de forma panorâmica a escrita e enredo de Leïla Slimani. “É um coquetel explosivo, e o romance hábil, muitas vezes agonizante de Leïla Slimani, o faz com uma precisão de tirar o fôlego.” (Tradução livre) “Uma crítica sobre Canção de Ninar por Leila Slimani – um thriller verdadeiramente horrível e sublime.” (Tradução livre) “Uma novela que penetra nos estereótipos de gênero, classe e racial, mas com tanta suavidade que mal percebemos.” (Tradução livre)
Importante e respeitada revista literária, The Atlantic produz uma análise mais fria quanto como a autora expõe o que a babá sente, e ainda mostra como a obra é convidativa.
“Os ideais parentais de segurança perfeita e os medos de uma calamidade iminente estão incorporados na babá de Slimani, que convida – e arrasa – a fé que qualquer um pode assegurar um e evitar o outro. Que o poder dela de fazer os dois, de tão ordinário o torna ainda mais horrível.” (Tradução livre)
Sobre:
A história é narrada com uma tensão crescente desde as primeiras linhas. Canção de ninar trata de questões que revelam a essência de nossos tempos, abordando as relações de poder, os preconceitos de classe e entre culturas, o papel da mulher na sociedade e as cobranças envolvendo a maternidade. A Editora Planeta publica Canção de Ninar pelo selo Tusquets e ainda planeja, para o segundo semestre, Dans le Jardin de l’ogre – primeiro romance escrito por Leila Slimani.
Artigos relacionados
Deixe um comentário Cancelar resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.