Como captar recursos para publicar um livro
Uma das etapas mais importantes para a produção literária é a captação de recursos financeiros, afinal, não há como um livro ser publicado sem recursos. Por conta disso, preparamos uma lista com algumas maneiras de captar recursos financeiros para que seu sonho se torne realidade. Antes de iniciar qualquer uma dessas etapas, é preciso saber ao certo o quanto de recurso será necessário para a publicação de seu livro. E para otimizar seu tempo e ter acesso à todas as informações financeiras detalhadas de todos os custos, por etapa de produção, a criação de uma planilha de planejamento financeiro é o ponto de partida.
Veja a seguir maneiras de captar recursos financeiros para a publicação de seu livro, incluindo desde as principais maneiras de conseguir investidores até as ações que precisam ser colocadas em prática para assegurar o sucesso do processo para os mais distintos tipos de publicações.
Patrocínio – A maneira mais comum de conseguir recursos para publicação de livros, sem precisar vender seus direitos autorais e abrir mão de seu sonho, é por meio de patrocínio; meio esse que consiste na aquisição dos direitos exploráveis e das vantagens de marketing derivados do envolvimento direto com determinada agência, celebridade, pessoa ou organização capazes de investir em sua obra literária.
Em geral, o patrocínio proporciona um retorno comercial para os patrocinadores e o investimento destes pode ser não apenas financeiro, mas também material ou de natureza humana. Sendo assim, é fundamental fazer um planejamento de modo que seja possível oferecer resultados mais satisfatórios aos patrocinadores em potencial.
Doações – Outra forma de captar recursos é a partir de doações, tanto em espécie, como em produtos que podem ser vendidos, rifados e leiloados. No primeiro caso, os doadores fornecem matéria-prima, transporte, mão-de-obra ou divulgação para o livro. Já as vendas, rifas e leilões permitem a arrecadação de valores que serão convertidos em gastos para colocar em prática a produção do livro.
Crowdfunding (Financiamento coletivo) – Empreendedores responsáveis por plataformas online de captação de recursos para projetos explicam como funciona esse tipo de ferramenta.
Algumas vezes, o próprio empreendedor tem os recursos necessários para realizar projetos inovadores. Outras vezes, o empreendedor reúne sócios para que ajudem a financiar a iniciativa. Mesmo assim, uma série de projetos fica só na ideia, ou no papel, sem conseguir nascer.
A internet pode ser uma excelente aliada na hora de buscar alternativas de financiamento para realizar esses projetos que estão no papel. Por meio de plataformas colaborativas, muitas pessoas ou equipes já estão cadastrando seus projetos e conquistando o apoio de diversos colaboradores para a sua realização. Trata-se do chamado crowdfunding, ou financiamento coletivo.
Veja neste site, as principais empresas de crowdfunding do Brasil:
http://crowdfundingnobrasil.com.br/
Cotas de Apoio Cultural – Outra forma de obter recursos para a publicação de livros é a venda de cotas de Apoio Cultural. Com o valor total para a publicação do livro, somados edição, impressão, transporte e lançamento, entre outros, divida o custo em cotas de, no mínimo, R$ 200,00 cada uma. Venda as cotas, a partir de uma até o número interessado pelo apoiador, e estipule um período de tempo para realizar as vendas, por exemplo: dois meses, mas fique atento ao prazo de validade do orçamento dado pela editora.
Profissionais e empresas que adquirirem cotas de Apoio Cultural terão seu nome e site destacados em uma página no início ou no fim do livro, além de serem lembrados nos materiais e mídias de divulgação da obra e seu lançamento.
Trata-se da associação do nome da pessoa ou da imagem da companhia ao produto (livro) e seu lançamento. O retorno de imagem engloba ações diversificadas, tais como a inclusão do logotipo dos apoiadores nos materiais de divulgação do evento, a citação dos investidores em qualquer situação ligada à divulgação, além da entrega de materiais sobre os investidores para quem participar do lançamento.
É importante ter uma conta bancário para que os recursos vindos do Apoio Cultural sejam depositados, recursos esses que devem ser devolvidos se ao final do prazo estipulado para captação não feche o orçamento. Se necessário for, negocie um prazo maior com a editora.
Venda antecipada – Existe ainda a possibilidade de se fazer a venda antecipada do livro. Para isso, some todo o custo de produção como no caso do Apoio Cultural e divida pelo número de livros que serão impressos (tiragem). Inicie a venda antecipada, primeiramente entre amigos e colegas de trabalho, e escola, peça a ajuda deles para a empreitada. Finalizando as vendas e tendo o valor do orçamento o livro será produzido.
Você pode ainda colocar, em páginas no final do livro, um agradecimento a esses apoiadores, listando o nome de todos.
Contato com investidores – Não importa qual seja o jeito pelo qual investidores contribuirão com a realização de seu sonho de publicar um livro; o que você deve levar em conta na hora de tentar captar o valor de que você precisa é o contato com os investidores. Além do contato via internet, recomenda-se estabelecer uma comunicação direta com cada investidor, ou seja, faça reuniões e outros encontros para apresentar suas ideias e os benefícios do investimento para você, para quem pretende investir, para o público-alvo e para a sociedade como um todo.
Prestando contas – Após o lançamento, faça questão de demonstrar exatamente como o dinheiro investido foi gasto. Essa prestação de contas é crucial para a sua reputação, visto que a credibilidade de produtores de eventos é questionada quando o investimento não é feito adequadamente. Além disso, é imprescindível registrar a reação de pessoas que participaram do evento, para que a captação de recursos financeiros para novas publicações aconteça com mais facilidade, em virtude da necessidade de convencer os investidores.
A divulgação dos resultados deve ser a mais transparente possível, permitindo o acesso a informações como aos temas abordados no evento, a quantidade de pessoas, o número de beneficiados e as conclusões observadas a partir dos resultados financeiros.
Pronto, ao seguir as sugestões acima, será possível ter os recursos financeiros necessários para que produza seus livros, arcando com todos os custos, principalmente os da edição (editora) e impressão (indústria gráfica associada à editora).
Qualidade e Segurança – Na tentativa de captar recursos financeiros, para produzir seu livro, lembre-se de que a qualidade editorial serve como diferencial para atrair a atenção de diversos investidores. Para tanto, procure uma editora séria que assegure seus direitos autorais através do código do ISBN – International Standard Book Number -, trabalhe de acorda com as regras do acordo ortográfico vigente e ofereça todos os padrões internacionais para publicação de obras literárias.
Contato pós-lançamento – Depois de apresentar o projeto de seu livro ao investidor, agradeça o apoio financeiro e formalize a parceria. Se um investidor não quiser colaborar financeiramente, não elimine tal pessoa do seu conjunto de contatos, pois o próximo livro pode ser do interesse dele, que poderá investir em sua produção caso você cultive uma boa relação.
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