O Projeto Pescar realizado na sede da indústria de tratores Valtra (Grupo AGCO) em Mogi das Cruzes realizou, no final de abril (dia 26) o “1º Encontro do Clube do Peixinho Leitor”.

O engenheiro de Produção e voluntário no projeto desde 2015, Rogério Acioli Lopes Alves após três anos lecionando Matemática e Física no Projeto, decidiu que estava na hora de mudar. Em 2018, iniciou a criação de um clube de leitura com jovens da comunidade que participam do Pescar. “Promover oportunidades de desenvolvimento pessoal, cidadania e iniciação profissional” esses são os objetivos de Acioli com o incentivo a leitura.

Segundo ele a cidadania foi a palavra que o motivou. “Nosso objetivo é aguçar personalidade e inteligências interpessoais, possibilitando com que possam ler e interpretar qualquer tipo de texto (e situação), criando neles o tão necessário senso crítico para entender a sociedade ao seu redor” ressalta ao lembrar que muitos dos jovens nunca leram um livro e por meio do clube terão novas oportunidades: “há quem diga que não são oportunidades, mas ‘mundos’’.

A intenção é de, futuramente, abrir o clube para outros voluntários, parentes dos alunos e outros interessados da comunidade. O primeiro livro lido pelos membros do Clube do Peixinho foi Revolução dos Bichos, de George Orwell.

“O melhor de ser voluntário é a troca de informações e aprendizados. Ao ensinar, nos tornamos mais humanos”, afirma Acioli que, além de engenheiro, é mestrando em Ciências e Tecnologia, analista de Engenharia de Processos.

Sobre o Projeto Pescar

A Fundação Projeto Pescar é uma instituição com mais de 40 anos de idade que busca atuar na transformação social por meio da capacitação técnica de jovens de baixa renda, geralmente, moradores das redondezas das empresas que os acolhem em uma unidade da fundação nas suas instalações.

Compartilhe: