Lopes & Acioli prepara lançamento de seis novos títulos
A Lopes & Acioli Editora prepara para lançar até o final de abril, seis novos títulos no mercado editorial. São diferentes assuntos desde a história de um passado não muito distante da quatrocentona Mogi das Cruzes até um livro de histórias infantis, passando pela psicologia e vivência cristã, além de crônicas, poesias e poemas.
O Barão
“O Barão – Um passeio histórico por Mogi das Cruzes”, é o segundo ato da série iniciada com “Urupema – Um passeio histórico por Mogi das Cruzes”, lançado em outubro de 2020. Como o primeiro, reúne crônicas publicadas ao longo de muitos anos. Nele o autor Francisco Ornellas, jornalistas com 56 anos de atividade profissional, narra a trajetória dos principais protagonistas da vida local. Não apenas da elite que interfere no dia a dia da comunidade, também de conterrâneos que, estes sim, fazem Mogi ser o que é. “Vi fortunas serem criadas e perdidas, políticos ascenderem e sucumbirem, gente crescer e diminuir”, destaca.
Ornellas considera que sua obra, não tem outro objetivo, senão o de legar, aos que estão por vir, uma síntese do que viveram aqueles que os antecederam. “Toda cidade é um ente vivo que precisa ser cuidado, reconhecido, cultuado. Ignorar origens é um caminho muito prático para o autoflagelo.”
Crônicas & Poemas de uma Vida
Este livro carrega em seu conteúdo, em forma de crônicas e poemas, um pouco do que viveu e escreveu o professor de Teatro e dramaturgo, Armando Sérgio da Silva. Personagem singular, mas também plural, sintetiza em sua trajetória aquilo a que chamamos de Homem de seu tempo. Verdadeiro caleidoscópio da Cultura e da Arte teatral, desde jovem impregna a quem se aproxima dele, com sua inteligência, criatividade e força de trabalho. Como diria o ator e diretor de teatro Adamilton Andreucci: “Não há exceção! Ninguém fica ileso à sua agilidade de pensamento, inventividade, quase visionária, e papo firme e saboroso sobre a Vida e o Teatro”.
“Homem de Teatro desde sempre, imprimiu em seus textos, prosa e verso, agilidade e timing notórios de fazeres da carpintaria teatral. Não sem razão, encontramos na sua escrita leveza, simplicidade, lirismo e dramaticidade. O caráter de cada personagem de sua dramaturgia e a narrativa em suas crônicas, traz ao leitor/espectador efeito de impacto emocional sensível e transformador. Sua unidade dramática é quase sempre cinematográfica, quase plástica, dando noção expressa da linguagem do Cinema e Televisão, dois de seus amores paralelos, e do Teatro, claro; que contém em seu bojo as bases da sua grande paixão e de seu propósito de vida”, finaliza Andreucci.
Holyspotting
Cacilda Soares da Costa é a autora de Holyspotting – Um olhar mais alto para a cura emocional. Nessa obra ela revela e reforça a importância de acreditar em ser superior e ter fé. Usa passagens da bíblia para explicar seu processo terapêutico e cura. Ela apresenta uma abordagem integradora e muito criativa para o uso do Brainspotting. Sua concepção de terapia incorpora uma visão profundamente espiritual que transmite aos seus pacientes – e aos leitores – a dimensão transcendente do sofrimento e da vida. Cacilda ilustra sabiamente a visão do sofrimento dos pacientes com citações e ensinamentos bíblicos, trazendo à leitura uma visão profundamente humana e espiritual (se as duas dimensões puderem ser separadas); algo que muitas vezes nos faz falta em textos de psicoterapia e, talvez, mais particularmente em uma psicoterapia profundamente neurológica, como a Brainspotting. “Ela incorpora o Holyspotting (ponto cerebral sagrado) como um ponto de acesso às experiências espirituais e conexão com o divino, que para muitos pacientes é um ponto de recurso que lhes permite olhar para seu sofrimento de uma perspectiva ampla e transcendente e, finalmente, ser capaz de transformar sua dor emocional em uma experiência humana significativa”, apresenta o espanhol Mario C. Salvador que é Treinador Sênior Internacional de Brainspotting e autor do livro “Mais Além do Eu, encontrar nossa essência na cura do trauma”.
Manoel Jorge Rodrigues
O personagem principal é razão de ser desse livro é um poeta, espírito-santense, praticamente desconhecido, não fosse o esplendido trabalho de Auro Malaquias dos Santos, autor de “Manoel Jorge Rodrigues – O precoce poeta espírito-santense e a busca pelo Parnaso no Brasil do século XIX”. Manoel teve uma vida curta, morreu jovem no final dos anos de 1880. Nasceu em Vitória do Espírito Santo, mas viveu no Rio de Janeiro, Vale do Paraíba e Mogi das Cruzes (ambas no Estado de São Paulo), onde foi chefe da estação ferroviária e São João Del Rey (MG).
Em Mogi, o primeiro jornal a ser publicado foi a Gazeta de Mogy das Cruzes, na data de 27 de fevereiro de 1881 e seu redator foi João Baptista Moreira da Glória. O exemplar que chegou até nós pode ser comparado a uma fotografia da época no sentido de cristalizar parte da realidade vivida naquele momento histórico. Analisá-la sob variados aspectos nos proporcionará um panorama histórico riquíssimo. É nesse contexto que procuramos conhecer melhor a produção literária local. Em um primeiro olhar, fica nítido o prestígio dispensado à literatura, pois foi reservado em suas páginas, um espaço para o conto e um outro para a poesia. Nosso objeto de estudo foi direcionado especificamente para a poesia e nessa análise é que surge a figura de Jorge Rodrigues e sua poesia intitulada “Nocturno”, escrita em “Mogy”. Ocorre que o nome Jorge Rodrigues não figura entre os nomes dos poetas locais, sendo a sua aparição restrita a essa única vez. Quem seria então esse poeta?
Uma Vida de Amor e Luta
Eunice Molina, autora do livro “Uma Vida de Amor e Luta” garante que ser escritora é algo que jamais fez parte dos meus planos, mas, surpreendentemente, viu que fazia parte dos planos de Deus. “O que sei é muito pouco, porém, os fatos me levam a ver uma realidade, que me faz viver a cada dia o que Deus, tem para mim. Sendo assim, o que escrevi em cada uma das páginas seguintes, são a continuidade de uma história real, que narrei em meu primeiro livro”, considera citando seu primeiro livro: “O Efeito de Uma Oração”. “Uma Vida de Amor e Luta” relata histórias verídicas em a fé superou as dificuldades.
Vovó Esli e suas histórias
Esli Aparecida de Almeida é casada, tem três filhos, cinco netos e uma bisneta. Foi professora de alfabetização por mais de 30 anos, sempre foi criativa em inventar histórias para ensinar seus alunos com motivação. Além de seus alunos, seus netos também foram fontes de inspiração. O livro “Vovó Esli e suas histórias” faz parte de um sonho que se concretizou em sua vida. Traz histórias divertidas cheias de ensinamentos, além suas ilustrações serão pintadas pelas crianças que poderão a melhor usar o lápis de cor com o ilustrados Alex Sandro Moreira.
Visite o site da editora ou nos acompanhe pelas redes sociais: www.lopeseaciolieitora.com.br