Ana do Clube do Malte

Vamos falar de cervejas brasileiras? Faz mais de 5 anos que eu trabalho aqui no Clube do Malte escrevendo sobre cervejas e, além de apaixonada pela bebida, eu já estudei e aprendi muito sobre esse líquido que tanto apreciamos.

Para mim, falar sobre cerveja com meus amigos e familiares é algo natural, até virei uma espécie de consultora deles rs rs. Além disso, também estou sempre por aqui tirando dúvidas dos nossos clientes. E depois de tantos anos, uma coisa que sempre percebi, tanto em conversas descontraídas em meus meios sociais, quanto no atendimento com clientes, é a dúvida, ou melhor, o conceito criado principalmente por quem está iniciando a sua jornada no universo cervejeiro, de que as cervejas importadas automaticamente por serem importadas são de qualidade melhor do que as nacionais. E é justamente aqui que entra a minha “consultoria”, adoro desmistificar esse conceito.

Sempre ouço coisas como “Ah eu prefiro cervejas importadas”, “Vocês têm cervejas artesanais? Mas tem que ser importada” “No pack de vocês vêm só importadas? Acho melhor”, “As importadas são bem melhores, né?”

Sim, existem muitas cervejas importadas que são sensacionais, sem sombra de dúvida. Cervejas que são feitas sob minuciosos processos de produção, com insumos de primeira qualidade, seguindo tradições, conceitos, valores e principalmente com uma perfeição incrível no sensorial.

Mas, o que quero dizer é que apenas o fato de ser uma cerveja importada, não significa que ela é uma cerveja de qualidade, ou muito menos, que é necessariamente melhor do que as nacionais.

Minhas amigas e meus amigos, em terras tupiniquins têm muita cerveja boa, de extrema qualidade. Mas muito mesmo! E que não deixam nada a desejar para as mais famosas marcas internacionais. É isso o que eu sempre digo quando me fazem aquelas perguntinhas ali.

Ao longo dos anos o mercado cervejeiro do Brasil evoluiu muito e além de termos hoje muito mais cervejarias do que tínhamos há 5 anos (quando eu comecei a trabalhar com cerveja), em 2019 foram registradas mais de 1200 cervejarias no Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o mercado também evoluiu na qualidade da bebida. Não ficamos para trás quando o assunto é tradição e também inovação e ousadia.

Quer uma boa e clássica cerveja de trigo? Temos. Quer uma American IPA perfeita? Temos! New England IPA, um dos mais recentes estilos criados nos EUA? Temos produção aqui no Brasil também, e das boas. Ah, e as refinadas Biére Brut, só da Bélgica, né?  Nananinanão, temos Biére Brut brasileira sim! E digo mais, temos inclusive um estilo de cerveja que foi criado por aqui, a Catharina Sour.

Ou seja, as cervejas brasileiras estão com tudo, ganhando prêmios internacionais e batendo de frente com as importadas em todos os quesitos de qualidade. Valorize e prove a cerveja local e vamos desmistificar esse conceito.

Um brinde a cerveja brasileira!

Compartilhe: