Melhor organização, livros sempre à mão e referências: veja como você pode aumentar a sua taxa de leitura

Publicado na Época Negócios

Quer aumentar a quantidade de livros que você lê por ano? Alguns bilionários são famosos por seus hábitos de leitura. O investidor Warren Buffett lê mais de 200 páginas por dia. Bill Gates, cofundador e ex-CEO da Microsoft, compartilha rotineiramente os melhores títulos que leu.

Apesar de parecer que temos cada vez menos tempo para ler, uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia mostra o contrário: o que falta é prioridade. De acordo com o estudo, a população consome em média mais de cem mil palavras por dia. A questão é que essas palavras estão em e-mails, comentários de fotos no Instagram ou postagens do Facebook.

Veja algumas dicas compiladas pela Harvard Business Review para adequar a rotina com a leitura de livros:

1. Livros em locais estratégicos

Deixe os exemplares visíveis e coloque poltronas perto das prateleiras. Isso vai estimular o seu cérebro a ler. Se você não tiver espaço em casa, visite a biblioteca mais próxima, escolha um livro e o devolva após a leitura. O escritor argentino Jorge Luis Borges dizia: “Não posso dormir sem que esteja cercado de livros”. Siga o exemplo.

2. Luz vermelha

Use luz vermelha no período noturno. O autor Michael Breus, diz no livro The Power of When, que a luz vermelha ajuda na produção de melatonina (hormônio que faz o corpo identificar o momento de dormir) e faz com que você tenha uma boa noite de sono. Já a luz azul tem efeito oposto: o deixa ativo e desregula o ciclo noturno e ainda pode danificar a visão.

3. Proibido celular

Parece clichê, mas evite o celular. Hoje, ele é a maior máquina de distração dos seres humanos. É o que diz o livro Irresistible, do professor Adam Alter. Os smartphones são projetados para serem viciantes e a dica para não cair na armadilha e usufruir do tempo para a leitura é: deixe a tela inicial vazia e coloque o aparelho em modo avião quando estiver em casa.

4. Organização tipo biblioteca

Organize seus livros usando o método decimal de Dewey. Separe-os por categoria, por exemplo: ciência, religião e curiosidade. Além de ser utilizado por inúmeras bibliotecas, vai facilitar – e muito – a procura de um livro específico que você queira ler. Coloque etiqueta de identificação e use um aplicativo que o ajude com a busca.

5. Referências

À medida que você começa a aumentar a taxa de leitura, o próximo desafio é escolher o próximo livro. Para ter mais indicações, ouça podcasts e abuse de sites e apps. Eles são ótimos para aumentar o seu repertório.

6. Curadoria de conteúdo

Deixe de seguir todas as novidades. Selecione só as melhores fontes. Lembre-se do que o cientista Herbert Simon disse: “O que a informação consome é óbvia: consome a atenção de seus destinatários. Assim, uma riqueza de informações cria uma pobreza de atenção”.

7. Livro de papel

Leia o livro físico. O autor Seth Godin diz que as pessoas perdem o foco quando optam pela leitura por meio de iBooks. O motivo é simples: a depender do dispositivo de leitura, a atividade é interrompida muitas vezes por notificações. Um aparelho dedicado, como o Kindle, pode ser mais apropriado por não ter interrupções.

8. Bate-papo com vendedores

Converse com os vendedores das livrarias. Diga uma história que você tem interesse em ler. Eles vão indicar um livro que tenha o roteiro de acordo com a sua necessidade.

Compartilhe: