Projeto inclui na Política Nacional do Livro medidas de estímulo à criação, manutenção e atualização de bibliotecas públicas e escolares. Matéria agora segue para o Senado.

Na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei (PL) 11.157/2018, de autoria de Diego Garcia (PODE/PR). O PL altera a Política Nacional do Livro para incluir medidas de estímulo à criação, manutenção e atualização de bibliotecas públicas e escolares.

A lei atual prevê que União, estados e municípios consignem em seus orçamentos verbas às bibliotecas para sua manutenção e aquisição de livros. O PL aprovado pela CCJC detalha que as verbas serão destinadas às bibliotecas públicas sob responsabilidade do respectivo ente, inclusive àquelas das escolas públicas de sua rede.

O texto altera ainda o Programa Nacional de Apoio à Cultura e o Regime Diferenciado de Contratação Pública para incluir o incentivo à construção, à ampliação e à reforma de bibliotecas públicas entre as prioridades governamentais.

A CCJC era a última etapa do PL na Câmara dos Deputados. Agora, a matéria irá para o Senado.

Fonte: PUBLISHNEWS, REDAÇÃO, 27/09/2021

Compartilhe: