Prêmio Jabuti 2021 divulga sua primeira lista de finalistas
Foram selecionados 10 finalistas em cada uma das 20 categorias. Em Romance Literário figuram nomes como Jeferson Tenório, Santiago Nazarian, Noemi Jaffe, José Falero, Maria José Silveira e Michel Laub.
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou na manhã desta terça (09) a primeira lista com os dez finalistas de cada uma das 20 categorias da 63ª edição do Prêmio Jabuti.
Com curadoria do editor e tradutor Marcos Marcionilo, esse ano o prêmio apresentou um crescimento de 31% das obras inscritas na premiação, quando comparado à edição passada: foram 3.422 inscrições. E no total, essa primeira lista conta com 127 selos editoriais diferentes e oito autores independentes.
No Eixo Literatura, na categoria Romance Literário, estão entre os finalistas O avesso da pele, de Jeferson Tenório; Solução de dois Estados, de Michel Laub; Fé no inferno, de Santiago Nazarian; As sobras de ontem, de Marcelo Vicintin; O que ela sussurra, de Noemi Jaffe – todos publicados pela Companhia das Letras – e ainda: Suíte Tóquio, de Giovana Madalosso e Os supridores, de José Falero, ambos publicados pela Todavia; Maboque (Quelônio), de Tina Vieira; Maria altamira (Instante), de Maria José Silveira; e Nem sinal de asas (Patuá), de Marcela Dantés.
Em Romance de Entretenimento figuram editoras como Patuá, Coerência, Alfaguara, Penalux, Jandaíra, Avec, Malê e DarkSide.
Já no Eixo Não Ficção, na categoria Biografia, Documentário e Reportagem se destacam as obras […] metade é verdade – Ruth Escobar (Sesc-SP), de Alvaro Machado; A máquina do ódio (Companhia das Letras), de Patrícia Campos Mello; A república das milícias: Dos esquadrões da morte à era Bolsonaro (Todavia), de Bruno Paes Manso; Mataram Marielle (Intrínseca), de Chico Otavio e Vera Araújo e O Império dos gibis (Heroica), de Manoel de Souza e Maurício Muniz.
E no Eixo Inovação, na categoria Fomento à Leitura, foram selecionados projetos como o Desengaveta meu texto, Literatura que Cura, Lugar de Livros, Primeira Prateleira – Clube de Literatura Brasileira Contemporânea e Projeto Casinha de Livros Clara Beatriz.
A lista com os cinco finalistas de cada categoria será divulgada no dia 16 de novembro. Já os vencedores das 20 categorias e o ganhador do Livro do Ano serão revelados durante a cerimônia de premiação online, marcada para acontecer no dia 25 de novembro, às 19h, no canal da CBL no YouTube.
Mais sobre o 63º Jabuti
Este ano, além de homenagear o autor Ignácio de Loyola Brandão, o Prêmio Jabuti trouxe uma nova organização para suas categorias. Agora, o eixo Ensaios chama-se Não Ficção. Já o eixo Livro foi atualizado como Produção Editorial. E as categorias seguem separadas em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação.
A lista completa com os primeiros finalistas do prêmio você confere clicando aqui.