Recomendações de livros são sempre bem-vindas, ainda mais quando vem de pessoas influentes, como artistas, empresários, políticos ou esportistas. Além de que, saber que um livro mudou a vida de alguém é motivo suficiente para despertar a curiosidade sobre a história. Neste caso, três líderes mundiais na área de tecnologia, Jeff Bezos, Elon Musk e Bill Gates recomendaram os livros que mudaram suas vidas – ou ao menos tornaram o ano de 2017 melhor para eles.

Empreendedorismo e o futuro – Jeff Bezos é fundador e presidente da rede Amazon.com, uma das maiores redes de comércio eletrônico dos Estados Unidos. Na semana da Black Friday deste ano, sua fortuna atingiu o incrível patamar de 100 bilhões de dólares, colocando Bezos na posição do homem mais rico do mundo. Elon Musk é empreendedor e filantropo, e atua como CEO das empresas SpaceX, Tesla Motors, OpenAI, Neuralink e da Solar City. Além do trabalho empreendedor, Musk também é um visionário quando o assunto é o futuro da humanidade. Algumas de suas companhias já trabalham com o objetivo principal de reduzir o aquecimento global, trabalhando com energia sustentável. No entanto, Musk não se preocupa apenas com o meio ambiente, nos últimos anos o empresário tem dedicado seu tempo a um projeto multiplanetário, com o objetivo de colonizar Marte, através do desenvolvimento de uma Inteligência Artificial.

Além de Musk e Bezos, Bill Gates também é conhecido por suas indicações literárias, especialmente no final de cada ano. De acordo com o fundador da Microsoft, as suas recomendações são feitas baseadas em alguns critérios, como as emoções que o livro despertou, as risadas, as ideias inovadoras, o pensamento crítico e até mesmo as lágrimas.

Confira os 10 livros indicados por estes empreendedores visionários!

  1. Os vestígios do dia, de Kazuo Ishiguro – O mordomo Stevens, já próximo da velhice, relembra as três décadas dedicadas à casa de um distinto nobre britânico, o lord Darlington, hoje ocupada por um milionário norte-americano. Por insistência do novo patrão, Stevens sai de férias em viagem pelo interior da Inglaterra. No caminho, recorda passagens da vida de seu antigo chefe e reflete sobre o papel dos mordomos na história da Inglaterra.
  2. Sam Walton, made in America, de Sam Walton – Nesta aclamada autobiografia de Sam Walton, o fundador da maior rede de varejo do mundo – a Wal-Mart – conta a sua trajetória desde da infância humilde até se tornar o patriarca de uma das famílias mais ricas do mundo.
  3. Memos from the chairman, de Alan Greenberg – Alan Greenberg foi um dos homens mais importantes da bolsa de valores americana. Ele foi o fundador e presidente da The Bear Stearns Companies, que foi um banco de investimentos e provedor de diversos serviços financeiros, localizado na cidade de Nova York. A autobiografia conta em detalhes as ideias, dificuldades, motivações e vitórias de quando era presidente da empresa – que em sua época foi uma das mais importantes do mundo.
  4. Built to last, de Jim Collins – Nesta obra de Jim Collins, que em tradução livre é construído para durar, o autor investiga os hábitos financeiros, ideais e a rotina das maiores empresas do mundo, convidando o leitor a descobrir os segredos que mantém companhias milionárias de pé por tantos anos.
  5. A lógica do cisne negro, de Nassim Taleb – O que o sucesso do Google e o 11 de Setembro têm em comum? Segundo o autor Nassim Nicholas Taleb, os dois são exemplos claros de um cisne negro: um evento imprevisível, impactante e que é a base de quase tudo sobre o mundo, da ascensão das religiões à nossa vida pessoal. Nesta obra mundialmente conhecida, Taleb fala de temas como sorte, incerteza, probabilidade e conhecimento para falar sobre como grandes acontecimentos nos surpreendem enquanto cometemos o erro de restringir o pensamento ao o que é irrelevante.
  6. Os anjos bons da nossa natureza, de Steven Pinker – Banhos de sangue como a Guerra Civil Americana, a Segunda Guerra Mundial e a Guerra do Vietnã estão cada vez mais restritos ao passado, e estudiosos tentam hoje entender por que a sociedade contemporânea recorre menos à violência para resolver disputas. Em Os anjos bons da nossa natureza, o psicólogo canadense Steven Pinker toma para si o desafio duplo de responder a essa questão e de explicar as razões pelas quais as pessoas têm trilhado o caminho da paz com mais frequência, seja nas relações interpessoais, seja na diplomacia global.
  7. A questão vital – por que a vida é como é? de Nick Lane – Muito tem sido pesquisado e escrito sobre o surgimento e a evolução da vida no planeta, mas nenhum outro livro recente se debruçou de forma tão específica sobre a origem da vida em nível celular quanto Questão vital, do premiado bioquímico e escritor Nick Lane, professor do University College London. Elogiado pela comunidade científica e recomendado por personalidades como Bill Gates, o livro é uma instigante viagem que começa quatro bilhões de anos atrás, quando uma célula sofisticada surgiu de progenitores bacterianos, e mostra que toda forma de vida complexa na Terra – de seres humanos a árvores e abelhas – compartilha de um único ancestral comum. Um evento que nunca mais se repetiu na história.
  8. Benjamin Franklin – uma vida americana, de Walter Isaacson – Um dos chamados Pais Fundadores dos Estados Unidos, Benjamin Franklin está entre as figuras mais influentes de sua época, cujas descobertas e ideias moldaram o mundo que vivemos. É também um homem de carne e osso que foi fundamental no desenvolvimento do que é hoje a nação mais poderosa do mundo.
  9. De zero a um – o que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício, de Peter Thiel – Para Peter Thiel, cofundador do PayPal e investidor em diversas startups, como o Facebook, o próximo Bill Gates não criará um sistema operacional. O próximo Larry Page ou Sergey Brin não desenvolverá um mecanismo de busca. E o próximo Mark Zuckerberg não criará uma rede social. Se você está copiando essas pessoas, não está aprendendo com elas. Como cada inovação é única, nenhuma autoridade consegue prescrever em termos concretos como ser inovador. Toda inovação vai de 0 a 1. No livro, o autor revela como construir empresas que criem coisas novas.
  10. O guia do mochileiro das galáxias, de Douglas Adams – Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, O guia do mochileiro das galáxias vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras intergalácticas de Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect.  A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do mochileiro das galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.
Compartilhe: